A flacidez é um sinal muito comum no processo de envelhecimento da pele, tanto no rosto quanto no corpo, causada principalmente pela perda das fibras de colágeno — as maiores responsáveis pela sustentação da pele — e que acaba provocando o surgimento de rugas, celulite e ressecamento da pele. Existem outros fatores como má alimentação e exposição solar em excesso que podem acelerar o processo de envelhecimento da pele e, consequentemente, tornar a pele ainda mais flácida. Porém, há diversas maneiras de obter mais firmeza e combater a flacidez, com tratamentos e com a inclusão de hábitos saudáveis em nossa rotina.
+ Botox ou preenchimento? Qual a diferença?
Confira neste artigo da HiperFarmac as principais causas da flacidez, como funcionam os principais tratamentos e dicas para manter sua pele mais firme e bonita. Boa leitura!
Com o passar dos anos, as fibras de colágeno e elastina começam a ser produzidas em menor quantidade pelo organismo, tornando mais difícil a firmeza e sustentação da pele. Por volta dos 50 anos, nossa produção de colágeno representa entre 35% e 40% do necessário para deixar a pele firme. Além disso, a predisposição genética também pode influenciar diretamente na flacidez, tornando a redução do colágeno ainda mais precoce.
Outro fator que pode tornar a pele mais flácida são as alterações hormonais, principalmente nas mulheres. Isso se torna ainda mais evidente na menopausa, fase na qual a mulher apresenta queda significativa na produção de elastina e colágeno.
+ Água micelar e água termal: diferenças, como utilizar e benefícios
Uma alimentação desequilibrada, com excesso de gorduras, açúcares e carboidratos e poucas opções de frutas, legumes e verduras, é diretamente responsável pela degradação precoce dos tecidos elásticos e fibras colágenas, provocando a flacidez. Dietas restritivas, indicadas para a perda de peso de forma rápida, também podem causar flacidez devido ao déficit nutricional que os adeptos desse tipo de dieta costumam apresentar.
Pessoas que não praticam exercícios físicos com regularidade são mais propensas a apresentarem flacidez muscular e, por consequência, flacidez cutânea. Por conta desse aspecto, muitas pessoas jovens também relatam insatisfação com a flacidez da pele, até mesmo antes de perceberem outros sinais de envelhecimento.
Ao perder uma quantidade significativa de peso ou sofrer com o efeito sanfona, o estiramento da pele pode causar flacidez quando o indivíduo emagrece. Na gravidez, esse mesmo processo também pode tornar a pele flácida, por isso recomenda-se que gestantes utilizem hidratantes durante essa fase.
+ Chocolates funcionais HiperFarmac: unindo sabor e saúde
Fumantes são mais propensos a apresentarem pele flácida no rosto e corpo, já que diversas substâncias presentes no tabaco prejudicam diretamente a produção de colágeno, resultando no envelhecimento cutâneo precoce.
Os radicais livres causados pela exposição solar também são responsáveis pela degradação do colágeno, acelerando o processo de envelhecimento da pele e da indesejada flacidez. Isso ocorre, pois a radiação solar altera o DNA das células, prejudicando a síntese natural de colágeno e elastina.
+ Saiba tudo sobre os ativos manipulados para emagrecer da HiperFarmac e transforme-se!
Além dos tratamentos, manter bons hábitos como uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, redução no consumo de álcool, aplicação diária de protetor solar e massagens faciais com frequência também são bastante eficazes para reduzir a flacidez e manter a pele com mais firmeza.
+ Farmácia manipulada on-line? Nós existimos!
Se você procura uma farmácia de confiança para adquirir seus cosméticos manipulados, fale com a HiperFarmac: são mais de 20 anos oferecendo saúde, beleza e bem-estar a milhares de clientes, com produtos desenvolvidos nos mais rígidos padrões de qualidade e alta tecnologia. Acesse o site da HiperFarmac clicando aqui para conferir nossa linha completa de cosméticos ou solicitar seu orçamento. Será um prazer te atender!