Para manter a saúde em dia, a fórmula sempre foi simples: boa alimentação, descanso de qualidade e prática regular de exercícios físicos. Porém, outro fator importante de nossas vidas pode influenciar diretamente na saúde: as amizades. Diversos estudos e pesquisas realizadas sobre o tema apontam que manter um bom relacionamento com amigos é capaz de proporcionar benefícios incríveis para nosso bem-estar e qualidade de vida.
+ Transforme sua limpeza de pele com os produtos HiperFarmac!
Além de ótimas companhias para os principais momentos de nossas vidas e apoio nas horas difíceis, confira abaixo os principais benefícios que as amizades podem trazer para sua saúde física e mental:
Estudos com foco na relação entre amizades e saúde realizados por pesquisadores da Universidade de Chicago apontaram que manter relacionamentos positivos ajuda o cérebro a produzir neuro-hormônios responsáveis por fortalecer nosso sistema imunológico, aumentando nossa defesa natural contra diversos tipos de doenças e infecções.
Por outro lado, as pesquisas também mostram que pessoas solitárias e com poucos laços de amizade sentem-se mais indefesas e acabam tendo mais noites de sono ruim, o que contribui para o surgimento de transtornos e doenças mentais como o Alzheimer, por exemplo.
Pesquisadores da Brigham Young University, dos Estados Unidos, comprovaram que pessoas com poucas interações sociais durante a vida possuem prejuízo em relação à longevidade que pode ser equiparado ao de pessoas fumantes, obesas ou alcoólatras.
+ Ingerir álcool tomando medicamento, corta o efeito?
Além disso, as amizades contribuem para um envelhecimento saudável e com uma memória mais apurada, com o cérebro funcionando de forma mais eficiente. Ainda segundo os estudos, manter amigos por perto durante a vida pode aumentar em até 50% as chances de viver mais do que pessoas solitárias.
De acordo com estudo realizado pela Universidade do Maine, nos EUA, crianças que possuem laços de amizade têm mais chance de se desenvolverem psicologicamente, afastando riscos de adquirir depressão, ansiedade e baixa autoestima ao longo de suas vidas. A pesquisa mostra que, ao manterem as amizades fortalecidas durante a infância, as crianças tendem a se tornarem adultos mais felizes e satisfeitos com suas vidas.
+ Saiba tudo sobre os ativos manipulados para emagrecer da HiperFarmac e transforme-se!
Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, as amizades nos ajudam a manter a rotina de exercícios em dia. O estudo mostra que, quando nossos amigos praticam alguma atividade física, a chance de sermos influenciados por esse hábito aumenta significativamente.
+ Inovação HiperFarmac: Probióticos e Parabióticos
Ou seja, se seus amigos praticam esporte, provavelmente você terá vontade de levantar do sofá e se juntar a eles, o que irá contribuir positivamente para sua saúde e qualidade de vida.
Quer se livrar do estresse e viver de forma mais positiva e otimista? Então mantenha seus amigos por perto: estudos publicados pela Universidade de Harvard, nos EUA, apontam que indivíduos que convivem com pessoas alegres possuem 60% mais chances de serem “contagiados” pelo otimismo e se tornarem mais felizes.
+ Chocolates funcionais HiperFarmac: unindo sabor e saúde
Outra vantagem de manter as amizades próximas é que os amigos possuem a habilidade de reduzir nossas tensões diárias, o que diminui consideravelmente o estresse e todos os malefícios que essa condição provoca em nossa saúde mental e física.
As amizades também podem cuidar do seu coração. De acordo com pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, os vínculos de amizade influenciam diretamente em nossos batimentos cardíacos, por causa do estímulo às emoções positivas que o convívio com os amigos nos traz. Com base nessa relação, os estudos apontam que pessoas com mais amizades possuem um risco 22% menor de desenvolverem doenças cardíacas em relação a indivíduos solitários.
Transtornos como ansiedade e síndrome do pânico também atingem menos as pessoas que possuem bons amigos, ainda segundo os pesquisadores. Seja na infância, fase adulta ou durante a velhice, manter nossos laços de amizade nos ajuda com o desenvolvimento psicológico e influencia diretamente na saúde mental.