Os distúrbios do sono são fatores que comprometem a nossa capacidade de dormir bem e a qualidade do sono, que são essenciais para a nossa saúde e bem-estar.
Eles podem surgir devido ao estresse, ansiedade, ou ainda em decorrência de algum problema de saúde. Também podem acontecer em qualquer fase da vida, desde a infância até a velhice.
Entre os distúrbios de sono mais comuns estão a insônia, apneia do sono, sonambulismo e outros. Quer entender melhor sobre essas alterações? Então, siga a leitura do nosso artigo.
Primeiramente, vamos entender as fases do sono, que são 5 no total:
De acordo com especialistas, é recomendado dormir de 7 a 9 horas por noite, para que assim o organismo seja restaurado, e o corpo descanse o suficiente para estar disposto no dia seguinte.
Veja agora as maiores queixas de quem não consegue dormir bem por uma noite inteira:
Insônia
A insônia é caracterizada pela dificuldade de pegar no sono ou conseguir dormir à noite inteira, e provoca muito cansaço no dia seguinte.
Ela pode surgir eventualmente, e neste caso é chamada de insônia transitória ou de curto prazo; ou ser constante, definida com insônia crônica, devido a alguma outra condição, como consequência de depressão, alterações hormonais, ou ainda por estimulantes como o cigarro, por exemplo.
Apneia do sono
A apneia do sono também é conhecida como apneia obstrutiva do sono. Este é um distúrbio muito comum, mas que pode ter consequências graves, pois bloqueia as vias aéreas repetidamente durante o sono, comprometendo o fluxo respiratório.
Ela provoca ronco alto, ruídos de asfixia e compromete a qualidade do sono, deixando as pessoas acometidas sonolentas e cansadas quando estão acordadas.
Em alguns casos, a apneia do sono pode acontecer poucas vezes durante a noite, como uma ou duas. Contudo, casos mais graves podem apresentar essa alteração dezenas de vezes.
Sonambulismo
Geralmente, casos de sonambulismo rendem histórias engraçadas depois, mas este distúrbio pode provocar acidentes graves.
As pessoas sonâmbulas realizam ações sem estarem despertas, nem terem consciência do que estão fazendo. Logo elas se sentam, conversam, caminham, e podem até realizar coisas mais complexas como sair de casa, tudo isso dormindo. E depois, elas não conseguem se lembrar de nada.
O sonambulismo é mais frequente nas crianças, porém pode acometer qualquer idade.
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio neurológico que provoca o descontrole dos movimentos das pernas durante o repouso e o sono.
Em períodos de pico de estresse, ela pode ser ainda mais frequente. Devido aos movimentos involuntários, a pessoa acometida se sente fatigada e sonolenta no dia seguinte
Bruxismo
Também conhecido como ranger noturno dos dentes, o bruxismo é mais um distúrbio do sono muito comum.
Ele é caracterizado pela ação de ranger e/ou apertar os dentes involuntariamente enquanto se dorme. Com isso, o bruxismo provoca dores de cabeça, estalos e dores na mandíbula, e em casos mais graves, pode provocar o desgaste e alteração dentária.
Existem diversos tratamentos para os distúrbios do sono, mas é fundamental procurar um especialista ao sentir os sintomas, e ele pode ser tanto o médico do sono, como um clínico geral. Assim, com base nas causas, é recomendado o melhor procedimento para cada caso.
Por fim, vale lembrar que bons hábitos noturnos podem contribuir para amenizar os sintomas do distúrbio do sono, como uma alimentação leve, meditação, evitar contato com aparelhos eletrônicos e evitar praticar exercícios poucas horas antes de dormir.