Os indesejáveis furinhos na pele provocados pela celulite, e a flacidez são aspectos que mexem com a autoestima e a maioria das mulheres quer se ver livre.
A celulite é causada por acúmulo de gordura localizada e retenção de líquido, e além de provocar mudanças na pele, dependendo de seu grau, também pode causar dor e incômodo. Já a flacidez é provocada pela falta de fibras e colágeno no organismo.
Contudo, apesar de não ser um tratamento muito simples e que possui resultados a longo prazo, alguns hábitos diários podem ajudar, e muito, a combater a celulite e flacidez do corpo.
Então, se você quer melhorar a aparência da sua pele, confira abaixo nossas dicas:
1: Beba bastante água
A água é a melhor amiga da nossa saúde em geral, inclusive no combate à celulite e à flacidez.
Isso porque ao nos mantermos hidratados adequadamente, ou seja, ingerindo 2 litros de água por dia, no mínimo, o nosso organismo renova as fibras de colágeno, as mantendo firmes e tonificadas. Além disso, a água auxilia na circulação sanguínea e na eliminação de toxinas.
2: Tenha uma alimentação saudável
Assim como a importância da água para a nossa saúde, uma alimentação balanceada também é indispensável e ajuda a reduzir a celulite e a flacidez.
Por isso inclua na sua dieta frutas, legumes, verduras, carnes magras, ovos, leite e derivados, mas lembre-se de evitar os mais gordurosos.
Além disso, fibras em geral também devem fazer parte da sua alimentação, uma vez que ajudam o funcionamento do intestino, evitando assim a prisão de ventre, que provoca acúmulo de toxinas e, consequentemente, celulites.
3: Pratique exercícios físicos
Outro hábito saudável para a nossa saúde em geral, praticar exercícios físicos regularmente é indispensável para quem almeja uma pele bonita e tonificada.
Corrida, caminhada, bicicleta, pilates e musculação são os melhores exercícios para acabar com a celulite e a flacidez. Todos eles proporcionam a queima de gordura localizada, melhora a circulação, além de fortalecerem e aumentarem as fibras musculares.
Dessa forma, os resultados são uma pele com aspecto mais bonito e saudável.
4: Mantenha o peso
O conhecido efeito sanfona, quando se emagrece e engorda com frequência, provoca flacidez e estrias na pele. Portanto, o ideal é manter o peso estável, através dos hábitos mencionados acima.
Além disso, estar acima do peso contribui para o surgimento da celulite, já que ela é formada por gordura.
5: Corte alguns alimentos
Da mesma forma que manter uma dieta balanceada é imprescindível no tratamento de celulite e flacidez, evitar alguns alimentos também é. Caso contrário, você pode se esforçar muito e não ter os melhores resultados, por continuar ingerindo provocadores do problema.
Sendo assim, reduza o consumo do sal, pois ele contribui para a retenção de líquidos. Dê preferência a temperos como ervas aromáticas, por exemplo. Evite também o consumo de açúcar, frituras, refrigerantes e bebidas gaseificadas em geral, bebidas alcoólicas e alimentos com gordura saturada.
6: Invista em tratamentos estéticos
Por fim, existem diversos tratamentos estéticos para celulite e flacidez. Eles podem ser dos mais básicos, como usar um creme específico em casa, até sessões de radiofrequência, por exemplo. Drenagem linfática e massagens modeladoras também podem ser uma boa opção.
Vale a pena recorrer a ajuda profissional quando, mesmo seguindo todos os cuidados, o aspecto da pele persistir.
Mas lembre-se sempre da importância de seguir os hábitos saudáveis de autocuidado, pois os resultados só trarão benefícios à sua saúde.
Gostou dessas dicas? Confira também o nosso artigo sobre como ter cabelos e unhas mais fortes, para cuidar ainda mais da sua autoestima.